segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Tarefa de Novembro - Conta a história de São Martinho

São Martinho

"Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade. Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor. Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso." É o chamado Verão de São Martinho!"

Esta é a história que todos conhecemos. O nosso desafio é que contem a história à vossa maneira mas, de acordo com os nossos dias. Imaginem a história de São Martinho passada no ano de 2007, como seria?

Enviem a história para cidadejovempe@blogspot.com e, no campo do assunto, coloquem "Tarefa - Dia de São Martinho" e o vosso nome, ou podem colocar a vossa história como comentário desde que, no final, coloquem o vosso nome.

Boa sorte!

4 comentários:

Anónimo disse...

São Martinho


Era uma vez um mendigo que estava a trabalhar, com uns homem muitos maus,
eles não davam comida ao mendigo, e também não davam roupa e passados muitos dias o São Martinho ia a passar com a sua mota, e viu o mendigo da janela do quarto que tinha muito pó e teias de aranha, São Martinho deixou a mota encostada à parede e subiu em cima dela, abriu a janela com a sua força e quando estava lá dentro deu a sua camisola ao mendigo e fugiram para longe. A seguir começou a chover, então São Martinho levou o mendigo para a sua casa e ali viveram felizes para sempre.


Rafael Barão 5º B Nº 19

Anónimo disse...

um dia de muita chuva ia um homem de carro ao centro comercial comprar gomas para o seu filho,
quando na porta do centro comercial estava um mendigo que estava a tremer de frio, o homem ficou com pena e como tinha no seu pescoço um casaco que pegou nele cortou-o e deu metade ao mendigo de repente fez-se sol.


tania sofia 6ºc nº 19

Anónimo disse...

SÃO MARTINHO NOS NOSSOS
DIAS

Era uma vez um senhor que estava a andar de carro, mesmo um daqueles bombásticos, e de repente viu um mendigo quase todo nu na Cidade Sol, tirou do seu bocado de chocolate e deu-lhe, mas depois disse – Isto não chega por isso vou dar-lhe o meu casacão da NIKE,deu-lhe também uns óculos de sol bonitos e um chapéu da New York e de repente fez-se sol e caiu uma mala de dinheirão do céu, e quando abriu estava cheia de dinheiro,castanhas e um passaporte com um bilhete para Londres, e também é por isso que se chama Cidade Sol.

Edlaine 6ºc Nº5 11 anos

Anónimo disse...

São Martinho
nos nossos dias

Era uma vez um homem chamado Martinho. Ele era chamado de São Martinho por ajudar os pobres (instituições), isto porque era um ricaço. Era por isso que era chamado são. Um dia de Outono estava ele na sua limousina e estava deprimido pois chovia. De repente, um mendigo atravessa a estrada e Martinho
pede para pararem o carro.
- Ó velhote . que estas a fazer?
- Estou a mexer-me para não ter frio.
quando ouve isto tira o casaco de peles e da-o ao mendigo.
- Fica com ele. - e vai-se embora.
De repente o sol aparece e a luz incide sobre Martinho e ele diz:
- Agora devem dar-me quinhentos euros.
E ficou a pensar nisso durante anos e anos.

Sofia Narciso 5ºA Nº18